Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) discutiu, nesta terça-feira (13), a atuação da Força Nacional em áreas de conflito agrário, gerando um pedido de convocação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para prestar esclarecimentos.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Segundo o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), a convocação não tem caráter político, mas busca explicações sobre o motivo pelo qual a Força Nacional, ao invés de proteger o direito de propriedade, estaria agindo como “escolta para invasores”.

Lupion criticou duramente a atuação da Força Nacional no Paraná e em Mato Grosso do Sul, onde, de acordo com ele, a força estaria apoiando invasores, muitos dos quais ele afirma serem de origem paraguaia, que obtêm documentos na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) e depois invadem propriedades privadas. “Isso é inadmissível e o ministro da Justiça precisa se explicar”, declarou Lupion.

Além da convocação na FPA, o deputado informou que outras comissões, como a de Segurança Pública e a de Agricultura, também estão convocando o ministro para discutir o assunto. “Vamos ter que conversar seriamente sobre isso”, concluiu Lupion, destacando a necessidade de uma discussão mais ampla sobre o papel da Força Nacional em garantir o direito à propriedade, conforme previsto na Constituição.

O post ‘Escolta para invasores’: FPA cobra explicações de ministro da Justiça sobre atuação da Força Nacional apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *